quinta-feira, 7 de fevereiro de 2013

TRÂMITES MIGRATÓRIOS (PARTE I)


Vou fazer os relatos dos meus trâmites migratórios em 2 partes, afim de que não fique tão enfadonho. Na primeira parte vou contar como é a parte burocrática e na segunda vou relatar como foi efetivamente.
Os trâmites migratórios começam no Brasil, pois, quando você decide viajar ao México, pode escolher entre as 3 formas de entrar legalmente:
a) Através do visto, que pode ser retirado nos consulados (Confira aqui as localizações dos consulados http://www.consulados.com.br/mexico/);
b)      Através de uma autorização eletrônica emitida pelas próprias companhias aéreas que fazem o trajeto. Esta autorização lhe dá direito de permanecer não mais que 180 dias;
c)      Caso você tenha visto americano, este é considerado também uma alternativa.

A opção que eu escolhi foi o visto, dá um pouco mais de trabalho, mas você pode ficar mais tempo por aqui.
Independente da forma que você entre, há necessidade de se fazer alguns trâmites.
Não sei como funciona em outros países, mas aqui nos Estados Unidos Mexicanos para você entrar de forma legal tem que preencher uma FMM (Forma Migratória Múltipla). Em que consiste este documento?
É documento super simples que é entregue no avião (na companhia aérea que eu utilizei entregaram a bordo) e deve ser apresentado ao chegar no setor de imigração no aeroporto, afim de que seja carimbado com a data de entrada. Caso você tenha visto, os dois são carimbados juntos.

Depois desta breve introdução vamos aos trâmites.
Assim que você dá a entrada no país, tem NÃO MAIS QUE 30 DIAS para se apresentar na Polícia Federal para expedição do documento migratório por CANJE. Este documento é como se fosse uma carteira de identidade, assim, você não precisa ficar transitando com seu passaporte para todos os lados e é também uma obrigação como imigrante. Após sua emissão, temos que informar se mudamos de residência, estado civil ou nacionalidade.
Uma coisa interessante sobre todo este sistema é que o Governo Mexicano tem o controle de mais ou menos quantos imigrantes estão vivendo no país. Digo mais ou menos, pois obviamente os ilegais não estão na estatística.
O México recebeu em 2012 cerca de  24 373 814 de imigrantes, destes, 248 900 foram brasileiros. Estas informações podem ser encontradas no site http://www.inm.gob.mx/estadisticas/2012/Boletin_2012.pdf, o qual é um Boletim de Estatística sobre a entrada de pessoas aqui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário