sábado, 26 de janeiro de 2013

TRÂNSITO E TRANSPORTE COLETIVO


O trânsito aqui é relativamente calmo. Não há congestionamento como em Curitiba e São Paulo, já saí em horário de pico e vi que os carros não ficam parados "ad eternum".
Há muitos carros pela cidade e dirigir aqui é um desafio, as pessoas entram umas na frente das outras sem dar seta nem nada, mas no final todo mundo se entende. Como pedestres, temos que tomar muito cuidado para atravessar a rua, pois há carros que não param ainda que o sinal esteja vermelho.
O sinaleiro de pedestres é muito simpático tem um cronômetro e um boneco que fica caminhando e vai aumentando a velocidade quanto está chegando próximo de abrir o sinal para os carros.
O Transporte Coletivo é uma coisa de louco! Os camiñones (ônibus que andam dentro da cidade. Autobus são os que vão para fora da cidade) vão para onde você quiser ir, o local onde moro está bem servido, vou pegar um ônibus na esquina de casa que me deixará em frente à Universidade.
Os motoristas dirigem de uma forma muito doida, mas ninguém bate! Param em todos os lugares, basta estender a mão. Contudo, estenda bem estendida porque como andam muito apressados, poderão não ver você!
O aspecto dos ônibus é meio sucateado e dentro são sujos, mas isso é compensado pela educação das pessoas, umas ajudam as outras é incrível! Basta você falar onde você quer descer que eles te ajudam. Sei disso porque andei com meu papá mexicano e sozinha, precisamos de informação e pelo menos umas 3 pessoas entraram na conversa e ajudaram.
Além dos camiñones também há o MACRO BUS igual ao biarticulado de Curitiba, só que azul. O trajeto dele também é parecido com o do biarticulado, vai de um lado da cidade a outro em linha reta.
Outra opção de transporte é o TREN LIGERO, o metrô daqui, mas eu ainda não utilizei esse meio de transporte.
A passagem custa como em torno de $6 pesos, mais ou menos 1 real.

Um comentário:

  1. há! o sinal de pedestres do Chile era assim também! Morri de dar risada na primeira vez que vi!!
    Brenda Lee

    ResponderExcluir